segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tipo de amigos


Sem provomer a qualidade da amizade que ofereço as pessoas que cruzam o meu caminho, sem pretenção de alcançar a pessoa certa, apenas com o desejo de dizer o que penso, de maneira imparcial, sem ousar acertar ou errar, apenas falar.


Tenho muitos amigos, alguns meio distantes, outros, presentes a sua maneira, outros completamente extintos, que ressurgem das cinzas e conseguem me estampar um sorriso ou aqueles que estão sempre por perto. Alguns são grandes amigos, tenho outros que considero os melhores e outros são apenas amigos.


Custei a entender, mas de um tempo para cá tive que admitir que existe uma nova classificação, os Amigos de Ocasião. Foi difícil, foi contra meus princípios, mas é fato: eles existem.


Comecei a perceber que em situações atípicas me aproximei de pessoas que jamais me aproximaria em outra ocasião. Essas pessoas, podem me fazer companhia, me fazer rir, me fazer favores, mas são amigos de ocasião.

É claro que para perceber isso eu precisei quebrar a cara, aliás soube por um deles, que tentando encontrar palavras para explicar o que é um amigo de ocasião, deixou claro que que nossa amizade fazia parte dessa categoria.
Foi difícil aceitar, engolir e me adaptar a isso, mas entre as melhores coisas que tenho aprendido, é que alguns amigos de ocasião, que entraram em minha vida por determinado motivo deixaram essa qualificação e passaram a ser amigos do peito, aqueles que estarão comigo para sempre em minha memória e no meu desejo de reencontrá-los, e outros serão apenas mais um Amigo de Ocasião, para sempre.

Talvez eu deveria corrigir e colocá-los na minha lista de "pessoas conhecidas", mas eles me foram úteis, mais do que simples conhecidos. Triste isso, não é?

Acho que estou aprendendo a reconhecer. Algumas pessoas querem amigos só para se divertir, outros só para dar aquela ajudinha na hora que precisam. Não me importo, se eles se contentam com isso, quem sou eu para reclamar.

Eu tenho Amigos de Ocasião, que poderiam ser muito mais, mas eles se contentam com tão pouco.

Sorte dos amigos do peito, esses sim tem de mim tudo o que posso oferecer e ainda o que sobrou dos outros.
Eu agradeço a Deus por ter me dado amigos do peito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário