sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O Universo das avós - Avolescencia!

Ela tem aquela garrafinha do beija-flor na entrada da sua casa, aqueles mensageiros de vento e vasos de todos os tamanhos e gostos em suas preteleiras, além de todos aqueles objetos bem característicos do mundo das avós.
Ela acorda cedo e sempre confere quem dormiu ou não no ninho ou se o ninho continua bagunçado, digo, os dos netos, e não os dos pássaros.
Ela gosta das emissoras sertanejas, e de todas as novelas globais, e mais, ela gosta que gostemos das mesmas novelas e músicas, afinal se não gostar, nada mudará, ela continuará cantando as músicas daquela maneira desafinada e contando-lhe os trechos das novelas.
Não posso deixar de fora deste universo tão próprio das avós um pequeno detalhe, ela sempre fala o nome de todas as netas antes de acertar o meu, quando acerta.
Ela sempre sabe:
Quem tocou a campaínha;
Quantas vezes o telefone tocou e quem estava do outro lado;
Ela sempre quer saber:
O salário da galera;
E o resultado das telesenas.

E como eu sei, quando ela quer saber alguma coisa?
Basta ler os sinais corporais.

Dona Izaura, finge ser um açucareiro. Como assim?
Ela coloca as duas mãozinhas na cintura (Como um açucareiro de louça), pára e fica só observando, até descobrir o que quer.

Mas alguma coisa muito divertida têm dominado o universo das avós. Isso chama-se 3ª Idade.
Ela sai de casa antes do sol irritar os olhos e na sacolinha da ótica ela carrega sua roupa de ginástica, ou o uniforme para o time de volei.
Ela sai para dançar e entra de fininho para ninguém saber a hora que ela voltou.

Ela está sempre com viagem agendada, com o biquini na mala e uma disposição de deixar qualquer um no chinelo.

Dona de um sotaque italiano inconfundível e uma teimosia irreparável, ela abriga no peito um coração enorme, as vezes até ingênuo demais.

Minha avó-lescente me fez acordar hoje e pensar:

Se eu não tenho uma sacolinha da ótica, não é sinal de que possuo uma capacidade visual maior que a dela, mas sim, que eu não faço ginástica e nem nenhum outro tipo de atividade física!

Será que demora muito para eu migrar para o universo das avós? Com quantos anos posso participar da 3ª Idade?

Como posso ser tão sedentária????

Um comentário:

  1. Amei Teacher, uma vez falando com você me lembro do quando ri de voce contando as histórias da sua avó, sei que seu amor por ela é muito grande e que ela realmente tem uma disposição de deixar muitos no chinelo...haha
    Beijo,
    Miss you!

    Robs :)

    ResponderExcluir